COMO FAZER UM PLANO DE AULA Construa um plano de aula com critérios bem definidos
Uma das principais dificuldades no dia a dia do trabalho do professor é a construção de um plano de aula. O plano de aula não deve ser encarado como uma “burocracia pedagógica”. Muito pelo contrário, o plano de aula serve justamente para nortear o trabalho do professor.
Quando vamos construir um plano de aula, precisamos ter bem clado o que queremos ensinar. De acordo com o nosso planejamento anual, temos diversos temas e objetivos para cumprir.
Porém, antes de tratar especificamente o plano de aula, quero chamar a sua atenção para alguns pontos.
- Primeiro: Você precisa ter bem claro qual é sua concepção de educação. Já que é no plano de aula (e na sua execução) que suas concepções pedagógicas vão aflorar. Aqui, gostaria de te indicar dois textos. O primeiro trata da função da escola e você pode acessar clicando aqui. O segundo traz uma discussão sobre a escola tradicional (reprodutora) e a escola progressista (transformadora). Clique aqui para ler. Este debate é importante justamente para que nós tenhamos bem claro a nossa identidade didática.
- Segundo: É importante você definir sua linha de trabalho. Sobre essa linha de trabalho, posso sugerir: Os quatro pilares da educação (DELORS, J. et al. Educação: Um tesouro a descobrir. UNESCO, 1996) – disponível para baixar aqui. Conteúdos factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais (ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998). Teoria das Inteligências Múltiplas. (GARDNER, H. Inteligências Múltiplas: a Teoria na Prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995).
Essas considerações acima são importantíssimas para que você construa sua linha pedagógica. Ou seja, para que você saiba exatamente o que quer ensinar, para que quer ensinar, e como quer ensinar.
A construção de um plano de aula: Critérios
Plano de aula: Objetivos
Objetivo Geral:
O objetivo que você deve elencar aqui, é aonde você quer que seus alunos cheguem. O objetivo geral é o ponto mais alto, é o destino final, uma forma ampla do conhecimento sobre o tema do plano de aula. É claro que em uma aula seria impossível você chegar a um grande objetivo. Para isso, precisamos de várias aulas. Porém, é aqui que você vai apontar o seu objetivo. O objetivo geral está ligado ao campo da compreensão, ou da competência como afirma Perrenoud.
Para apontar o objetivo geral, nós utilizamos os documentos que norteiam o nosso trabalho. Você pode (deve) utilizar os Parâmetros Curriculares Nacionais. O currículo oficial do sistema em que você trabalha (estadual ou municipal) e o Projeto Político Pedagógico da sua escola.
Objetivos específicos:

Conteúdo:
Neste momento, pense que o conteúdo servirá de ferramenta para que seus alunos alcancem cada uma das etapas nos objetivos específicos. O conteúdo, neste sentido, é equivalente aos temas, o que Zabala chama de conteúdos conceituais. Se você não assistiu o vídeo indicado acima, recomendo assistir.
Claro que quando tratamos de conteúdo (se levarmos em consideração Zabala), colocaremos os conteúdos atitudinais e procedimentais no campo dos objetivos específicos.
Estratégias/metodologia:
A seleção da metodologia é um importante passo para se pensar. Neste momento devo retomar os objetivos específicos, aliar com o conteúdo e apresentar as estratégias que devo utilizar para fazer com que meus alunos alcancem aquilo que foi proposto. Aqui vamos apontar como exemplo:

Recursos:
Pense: quais recursos eu precisaria para realizar as atividades sugeridas? O que você necessariamente vai precisar utilizar para desenvolver o que foi indicado nas estratégias? Faça uma boa seleção e evite improvisos.
Avaliação:
A avaliação, conforme as orientações de Luckesi e Hoffmann devem garantir ao professor realmente saber se seu aluno está aprendendo, ou não. Por isso, é importante selecionar ótimas estratégias de avaliação, e não somente uma ou duas. Pense: se você propõe que seu aluno desenvolva a oralidade, como quer aferir utilizando uma prova escrita?
Bibliografia:
Por fim, sugerir leituras extras tais como livros, artigos de internet, jornal, revistas, vídeos e filmes, é muito útil para que seu aluno se aprofunde nos estudos.
>> Plano de aula: Estruturação
Basicamente, quando for montar seu plano de aula, apresente na sequência os itens abaixo:
Nome da escola
Turma (Ano)
Identificação do professor.
Disciplina.
Tema.
Tempo de aula.
Objetivo geral.
Objetivos específicos.
Estratégias.
Recursos.
Avaliação.
Bibliografia.
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Fonte e Texto: http://www.icguedes.pro.br/