Segundo Oliveira Neto (2006, p.3) o conhecimento pode ser compreendido “como acúmulo de informação de cunho intelectual, como o domínio (teórico ou prático) acerca de um assunto, científico ou não”. O próprio autor divide o conhecimento em seis níveis, sendo eles: conhecimento popular, científico, filosófico, religioso, artístico e técnico.
- Conhecimento Popular
É um conhecimento baseado em opinião não comprovada cientificamente. São experiências do dia-a-dia. Ele é passado de geração a geração, sem se ater a estudos comprobatórios, pesquisas e/ou métodos. Nele não é estabelecido uma correlação pertinente entre fatos e tampouco interpretação.
- Conhecimento Científico
É um conhecimento que tem como cerne uma investigação metodológica e sistemática da realidade. Ele é verificado na prática pela demostração e pela experimentação. Através desse conhecimento, observa-se uma igualdade ou subordinação com outros fatos ou fenômenos, o que origina na conclusão de leis gerais e universais para os casos de mesma natureza trabalhando com uma razão aplicada. Esse conhecimento é crítico e objetivo.
- Conhecimento Filosófico
Esse conhecimento trabalha com a razão pura. Questiona problemas humanos fazendo distinção entre o certo e errado, o bem e o mal. Faz valer da razão humana e utiliza do método racional predominando um processo dedutivo precedido da experiência. Exige uma coerência lógica e não uma confirmação experimental. Trabalha mediante uma visão crítica e objetiva.
- Conhecimento Religioso
É o conhecido como conhecimento teológico. Ele está relacionado a verdades divinas, ou seja, são verdades indefectíveis ou indiscutíveis. Sua adesão ocorre pela fé, visto que o Criador Divino, ao criar o mundo e as coisas, não deixa evidenciar qualquer sombra de dúvida, por isso, esse conhecimento não necessita ser analisado. Não está baseado em uma visão crítica e é totalmente subjetivo.
- Conhecimento Artístico
É um conhecimento produzido pelas emoções e tem em sua essência a intuição. O objetivo desse conhecimento está focado no sentimento e não no pensamento. O tema não é a maior preocupação do indivíduo, mas como tratá-lo é o que deve ser observado. Esse conhecimento tem uma visão crítica e subjetiva.
- Conhecimento Técnico
Esse conhecimento é muito utilizado nos dias atuais. Teve sua maior adesão com o capitalismo. Nele intervém a razão e está diretamente relacionado a uma ação. Tem uma visão crítica e objetiva.
Achei super interessante, pois assim, podemos identificar na criança qual conhecimento ela tem mais interesse ou mais facilidade em absorver.
Texto baseado no livro: OLIVEIRA NETO, Alvim Antônio de. Metodologia da Pesquisa Científica: Guia prático para apresentação de trabalhos acadêmicos. Florianópolis: VisualBooks, 2006.